A Expansão Marítima Européia

05/03/2011 13:16

 

 
 

 

 

       A Expansão Marítima foi impulsionada pelos portugueses. A Primeira conquista portuguesa foi o Centro Comercial de Ceuta em 1445, a chegada às índias só ocorreu em 1498 com a expedição de Vasco da Gama.

Essas expedições eram grandes aventuras, cheias de riscos e incertezas e mesmo assim os portugueses fizeram algo que nenhum outro Europeu ousou fazer antes: contornar o litoral africano. Porém essas expedições elas custavam caro. Quem será que bancavam elas? Obviamente a burguesia que almejava mais lucros.

        Claro que não foi somente os lucros que a burguesia almejava que impulsionou essas grandes aventuras, os produtos orientais, aqueles temperos deliciosos, que os comerciantes portugueses queriam comprar a um preço barato para poder revender dentro de Portugal, e assim manter uma balança comercial favorável, só que tinha um, porém, para que se pudessem chegar às índias era necessário se passar pelo Mediterrâneo, só que lá havia um monopólio comercial, que era um acordo feito entre Italianos e Árabes, com isso os portugueses tiveram que buscar alternativas, e uma delas foi contornar a África.

 

Portugal e seu Pioneirismo

 

       Um dos fatos de Portugal ter sido pioneira nas navegações,foi que os burgueses tiveram o apoio do estado, mais por que esse apoio? Se lembra quando falamos que no Mercantilismo foi criada a balança comercial favorável?  Então o Estado português pensou assim: “Se eu apoiar essas navegações os burgueses irão conseguir comprar as especiarias a um preço mais barato e assim vender mais caro aqui e manter uma balança comercial favorável, além de que poderão pagar mais impostos ao Estado!”. Percebem que houve bastante interesse comercial nesse apoio do Estado?

 

As Navegações Espanholas

 

      As navegações espanholas demoraram um pouco mais a acontecer devido a Guerra da Reconquista, em que os Mouros (Árabes mulçumanos) foram expulsos da Península Ibérica.

Em sua viagem a Espanha fez a expedição em que Cristovão Colombo descobriu a America (1492) pensando ter chegado as Índias, fato este que Américo Vespúcio descobriu em 1504.

 

O Tratado de Tordesilhas

 
 

 

        Bom, agora o mundo estava vivendo o período das grandes navegações e Portugal e Espanha estavam descobrindo novas terras, então para se determinar a posse de terras e o limite delas, Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Tordesilhas, esse tratado estipulou que a partir das Ilhas Africanas de Cabo Verde, contar-se-iam 370 léguas a Oeste e as terras achadas seriam da Espanha e 370 léguas a Leste as terras achadas seriam de Portugal. Veja a figura abaixo

 

 

Cabral: Brasil e Índia

 

        A esquadra de Pedro Álvares Cabral tinha como objetivo chegar às índias para comercia as especiarias, só que, propositalmente, a esquadra se afastou da Costa Africana e em Abril de 1500 a esquadra chegou à Costa da Bahia, local onde hoje se chama Porto Seguro. Após isso Cabral retornou seu rumo e seguiu as Índias, só que os indianos não queriam negociar, então Cabral para não perder a viagem ameaçou bombardear a cidade de Calicute com os tiros de canhões. Super democrático ele não?

 

Antes tarde do que nunca

 

       França, Inglaterra e Holanda formaram as navegações tardias, a França dedicou-se ao contrabando, a Inglaterra era financiada pela pirataria e os Holandeses conseguiram seus lucros tomando as Guianas e as Ilhas do Caribe. Essas navegações tinham como objetivos dizer que não era somente Espanha e Portugal que iriam monopolizar o globo, essas expedições fizeram com que os Europeus chegassem a America e a explorassem.

 

Retirado do site: https://www.olharcritico.net/portal/2010/04/21/sala-de-aula-a-expansao-maritima/